18 / Abril

6 dicas para sua empresa vencer mais Pregões Eletrônicos sem complicações


Com o avanço tecnológico, o pregão eletrônico conquista um espaço cada vez maior na administração pública. Uma das principais características dessa modalidade de licitação é fazer com que o os órgãos públicos façam aquisições de bens e serviços comuns por meio de lances sucessivos e decrescentes de maneira mais rápida, proporcionando economia.

Uma prova disso é que Comprasnet – sistema do Governo Federal utilizado para o gerenciamento de pregões eletrônicos – proporcionou uma economia de R$ 48 bilhões, em cinco anos. Como a conjuntura atual exige uma redução de despesas, a tendência é que essa modalidade de licitação seja cada vez mais adotada pelo poder público.

Para fazer com que a sua empresa tenha um bom desempenho ao disputar um pregão eletrônico, serão abordados os seis erros mais comuns relacionados com esse tipo de processo licitatório.


MARGEM DE LUCRO




É muito importante que a corporação tenha uma planilha de custos bem elaborada sobre os serviços ou produtos que irão fornecer para o setor público. Assim, é possível ter uma noção mais exata da proposta a ser formulada e da margem de lucro.

Na ânsia de vencer o certame, o representante da empresa acaba enviando uma proposta que acaba não sendo lucrativa para a organização. Por isso, a dica é ter cautela para analisar a viabilidade do valor a ser oferecido.

Num pregão eletrônico, um concorrente acaba sendo desclassificado por apresentar uma proposta inexequível. Esse tipo de situação mostra que é viável ter uma boa margem de lucro, sem a necessidade de cobrir lances dos concorrentes com um valor muito baixo.


INFRAESTRUTURA




Imagine que você tem uma equipe bem preparada para trabalhar com os sistemas de pregões eletrônicos e possui condições de apresentar uma proposta interessante para a administração pública e a sua empresa.

Com certeza, são aspectos bastante favoráveis. Porém, está faltando um detalhe importante: a infraestrutura para participar das licitações. É muito frustrante ter problemas de conexão com a Internet durante a realização de um pregão.

Esse tipo de situação pode fazer com que não seja possível enviar o lance no prazo estipulado pelo pregoeiro. Perder um bom contrato com a administração pública por causa desse tipo de problema é um erro que jamais pode acontecer.

DEMORAR PARA RESPONDER O CHAT DO PREGOEIRO




De acordo com especialistas, é essencial que o licitante tenha um conhecimento amplo do funcionamento do sistema em que será realizado o pregão eletrônico.

Embora a Lei 10.520/2002 estabeleça uma legislação única para esse tipo de licitação na administração pública, é comum haver diferenças entre os programas adotados pelos órgãos nas esferas municipal, estadual e federal.

Compreender como funcionam os sistemas é uma vantagem importante para vencer os rivais. No pregão eletrônico, todo o processo é feito de maneira online. Por isso, é fundamental ter tranquilidade durante a negociação e a comunicação com o pregoeiro.

Se o representante da empresa não tiver habilidade para usar o sistema, o risco de perder um item por não responder ao pregoeiro no tempo estabelecido é muito alto. Esse tipo de erro pode ser perfeitamente evitado se o profissional for devidamente capacitado.


PROPOSTA INEXEQUÍVEL




O pregoeiro informa que o tempo para a apresentação das propostas está acabando. Nessa hora, o licitante vê que a concorrência está em vantagem e acaba, no desespero, cadastrando uma sugestão com um valor inexequível.

Com esse tipo de postura, corre o risco de conviver com duas situações nada agradáveis. A primeira seria a desclassificação pela comissão de licitação por verificar que a proposta não pode ser executada de maneira que beneficie o setor público.

Na segunda, começa a executar o serviço ou entregar o produto. Porém, a qualidade dos itens oferecidos não satisfaz a administração pública que opta por encerrar o contrato. A empresa também pode ser punida por multa e ser declarada inidônea para participar de processos licitatórios.

Sem dúvida, é necessário ter muito cuidado para fazer o cadastro das propostas. Ganhar uma licitação com uma proposta inviável é um péssimo negócio. Isso porque prestar um mal serviço para qualquer cliente é prejudicial para a imagem de uma organização.

     

FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE

A tecnologia é uma grande aliada para melhorar o desempenho de qualquer empresa. Uma prova disso é que a Wavecode tem softwares que podem ajudar a sua organização a obter melhores resultados nos pregões eletrônicos feitos pelo Comprasnet do Governo Federal.

Por exemplo, a ferramenta Lances Automáticos possibilita visualizar os cinco melhores lances dos itens e permite que o licitante possa disputar a licitação até o quinto lugar. Além disso, apresenta estatísticas do pregão em tempo real, envia os lances rapidamente e elimina a possibilidade de envio de lances equivocados.

A solução Avisos Automáticos faz o acompanhamento dos chats dos pregões no Comprasnet e o monitoramento das palavras­chave. Dessa forma, alerta a equipe de sua empresa sempre que surgirem novas ocorrências. Também propicia acompanhar vários pregões, o que aumenta as chances de sucesso.

Outro software é o Download de Editais que torna mais simples e rápido o download dos editais no Portal de Compras do Governo Federal. Esse recurso possibilita baixar centenas de editais em poucos minutos. Além disso, permite salvar os editais em pastas personalizadas, o que facilita a localização dos documentos. Os clientes também podem aproveitar os recursos do programa Lances Automáticos que atua no sistema
Licitações-E do Banco do Brasil. É possível acompanhar as estatísticas do pregão em tempo real, visualizar rapidamente a oferta de lances e selecionar a etapa da licitação onde vai começar a enviar os lances.

Há outras ferramentas que podem contribuir para aperfeiçoar o trabalho de uma equipe, o que pode fazer a diferença na hora de conseguir uma boa performance num pregão eletrônico. Uma delas é o Google Drive, serviço online responsável por armazenar arquivos em diversos formatos (Word, PDF, vídeos, livros, fotos, entre outros).

Outro recurso muito interessante é o Google Agenda, serviço grátis do Google em que é possível cadastrar datas importantes, como prazo para enviar as propostas e entrar com recursos. Com isso, a empresa fica mais organizada para participar da licitação.

Também indicado para as empresas o software Pipedrive propicia um cadastro organizado dos clientes. Além disso, permite que as negociações sejam organizadas em uma ou em várias pipelines. Cada uma delas pode ser dividida em estágios que variam de acordo com a situação do cliente.

Com bons recursos, essa ferramenta possibilita gerenciar todos os clientes em uma tela, porque tem um layout bastante prático. Dessa forma, fica mais fácil organizar as ações e não perder prazos. Sem dúvida, é uma excelente alternativa para os que pretendem participar de um pregão eletrônico.

     

LEGISLAÇÃO

Jamais queira fazer negócio com a administração pública sem ter conhecimento da legislação referente às licitações. Para ter bons resultados num pregão eletrônico, é essencial saber todos os procedimentos desse tipo de processo licitatório.

Com a orientação de um bom advogado, fica bem mais fácil evitar erros como não entrar com o pedido de impugnação do edital e com recursos nos prazos determinados pela lei.

Também conhecendo as regras podem ser evitados erros graves, como assinar um contrato com a administração pública apresentando uma proposta inexequível. Esse tipo de postura evita constrangimentos e mostra que a empresa tem um comportamento ético, o que é sempre é bem visto no mercado.
Outra iniciativa importante para evitar problemas é a leitura do edital de licitação. Nele, estão as regras de como os participantes podem apresentar propostas, entrar com recursos, entre outros aspectos.

Não ler o edital com a devida atenção é um erro gravíssimo. Se uma empresa cometer esse equívoco, estará perdendo espaço para os concorrentes e agirá de maneira displicente.

Tenha certeza de que o conhecimento da lei é um aliado importante para conseguir bons resultados em pregões eletrônicos.

Autor artigo WAVECODE

    ARTIGOS RELACIONADOS

10 / Maio

Veja como funcionam os pregões eletrônicos, modalidade de licitação feita inteiramente pela internet

Todas informações importantes reunidas em apenas um local.

Pregões Eletrônicos WAVECODE

DESTAQUE

Ficar de olho nas informações é a melhor forma de conquistar bons resultados

Ter o governo como cliente, exige uma série de procedimentos para conquistar os resultados esperados pela sua empresa...

Autor artigo WAVECODE